INGREDIENTES
- 1 lombinho (500 gr);
- 300 gr cogumelos selvagens;
- 10 fatias de presunto;
- embalagem de 500 gr de massa folhada;
- 2 gemas de ovo;
- 50 gr manteiga;
- azeite q.b.;
- sal q.b.;
- pimenta q.b.;
- 100ml de vinho branco;
- 2 batatas doces
MODO DE FAZER
Selar a carne (em toda a superfície) numa frigideira e, de seguida, colocar no forno a 200º durante 20 minutos. Deixar a carne repousar no final.
Triturar os cogumelos em pequenos pedaços (quanto mais pequeno melhor).
Numa frigideira colocar 50 ml de azeite e 50 gr de manteiga. Fritar os cogumelos durante aproximadamente 10 minutos. Nesta altura adicionar o vinho e cozinhar durante mais 10 minutos ou até que o vinho tenha “desaparecido”.
Para a montagem do bife, dispor a massa folhada, colocar as fatias de presunto num dos cantos e de seguida dispor metade da mistura de cogumelos homogeneamente sobre o presunto, e colocar o lombo em cima dos cogumelos. Cobrir com o restante da mistura de cogumelos e fazer um “embrulho”.
Pincelar com as duas gemas de ovo batidas e levar ao forno, a 200º, durante mais ou menos 25 minutos. Deixar repousar uns minutos antes de partir.
Acompanha com umas chips de batata doce no forno, regadas com azeite e temperadas com sal.