É verdade… Pelo segundo ano consecutivo, estive na Essência do Vinho, que decorreu de 20 a 23 de fevereiro no Palácio da Bolsa, no Porto.
Este é o mais importante evento vínico e já vai na sua 13.ª edição e é promovido pela Revista de Vinhos (propriedade da Essência do Vinho, que organiza este e outros eventos). O momento alto do evento é a eleição dos melhores vinhos portugueses (brancos, tintos e fortificados) que compõem o Top 10 de cada edição. Do programa constam ainda as provas comentadas, conversas e harmonizações (todas privadas mediante compra de acesso) que para o ano eu terei de experimentar. Existem coisas na vida que temos que ter o prazer de experimentar, e estas é uma delas. Claro, vou escolher uma harmonização que consiste na prova do vinho com um prato confeccionado por um Chef.
No ano passado estive pela primeira vez neste evento. Gostei tanto que este ano fui até convidada 😉 Obrigada desde já à organização pelo convite.
Mas claro, isto sozinha, não tem piada. Quem nos tira as fotografias? 😉 Com quem partilhar que este vinho é melhor do que aquele? Neste sentido levei a minha fotógrafa Fernanda Teixeira, e o meu enólogo, Bruno Teixeira. Lá fomos os três nesta verdadeira viagem vínica de norte a sul de Portugal.
Mal entramos, fomos surpreendidos por um fresco porto tónico da Graham´s. O dia não estava quente, estava sol mas aquela brisa fresca, e mesmo assim, esta bebida soube tão bem, tão bem que fiquei viciada em Porto Tónico. Calma…com regra. Nas saídas esta agora será a minha opção, e se for da Graham´s, tanto melhor.