Se há três meses eu fazia ideia de que ia celebrar o 4º aniversário das Intimidades desta forma? Não, de todo…Nem sequer imaginava o que fazer para assinalar o aniversário do blog.

Em meados de outubro, pensei em lançar um livro de receitas. No entanto, e por motivos profissionais, o tempo era curto e havia ainda muito caminho a percorrer. A ideia ficou a marinar e para o ano, temos novidades 😉

Com o pouco tempo que tinha, queria fazer algo que marcasse este aniversário, e no fundo, a minha passagem para uma alimentação mais saudável.

Não é segredo, que gostava de sair da blogosfera e ter um site para as intimidades. Até porque um blog, o alojamento é gratuito e é sempre mais limitado. Foi desta forma que que começamos a planear o Evento Intimidades (eu e o meu querido staff).

Tudo começou nos comuns almoços com os meus colegas (amigos) de trabalho – o staff: fazer o lançamento oficial do site Intimidades na Cozinha. Mas, apenas lançar o site era pouco…queríamos mais. E por isso, resolvemos organizar uma mostra gastronómica, com a presença dos parceiros oficiais, algumas empresas da região (e nacionais) e também com empresas que me chegaram através de colegas. Mas não só! Queríamos ainda mais…. Queríamos conversas interessantes, queríamos ritmo…. Foram cerca de dois meses a idealizar este dia e 5 magníficas horas a saboreá-lo!

Ideia definida, faltava o espaço. Sou famalicense, gosto de ser famalicense (curiosamente o “gosto” é uma imagem de marca bem conseguida do nosso Executivo) e tenho orgulho nesta terra que me acolhe. Logo, apesar de ter ofertas de locais fora desta cidade, o meu cordão umbilical sempre me levou a idealizar este evento em Vila Nova de Famalicão. Por mero acaso, num passeio ao Parque da Devesa, o cão Caril fugiu para a Central de Camionagem de Famalicão, e fez-me recordar o tão bonito aquele local é. A calçada portuguesa, os bancos de jardim, a luz natural…tudo o que eu tinha idealizado.

Já com o espaço autorizado, realizamos a proposta, convidamos oradores, empresas, bailarinos, divulgamos… e divulgamos. Chegamos a estar em direto na Rádio Digital, nas páginas da Opinião Pública e até a ir à “Praça da Alegria” na RTP1 (ver receita e programa neste post: http://intimidadesnacozinha.com/praca-da-alegria-rtp1-cheesecake-de-frutos-vermelhos-base-de-muesli/).

Chegou, finalmente o dia 15 de fevereiro! Acordei bem cedo, tinha o despertador para as 5h da manhã, mas eram 4h15 quando a ansiedade me tirou da cama. Comecei logo com a preparação o brunch. Até o Caril ficou tonto com estes horários. Correu tudo bem, com música a acompanhar e sempre a ver quando os vizinhos me tocavam à campainha por causa do barulho! Eram 11h estava tudo pronto. Fui para a Central de Camionagem (local do evento) ter com o produtor Paulo Ferrão e com a minha colega que estava a chegar para me deixar umas coisas.

O meu staff chegou, começamos a organizar os espaços, as empresas convidadas começaram a chegar também, fizemos a distribuição das empresas, tratamos dos pormenores e….quando dei por mim, já estava a decorrer o Evento Intimidades.

A feira bem composta de empresas que convidei a estarem presentes….e foi muito bom contar com todos eles, desde empresas da região a empresas nacionais. Tivemos os melhores vinhos (Solcalcos do Bouro), produtos biológicos de qualidade (Auchan), charcutaria da boa (Primor), os queijos mais deliciosos de Portugal (Queijo Dom Villas), tivemos produtos inovadores como a fruta em pó (D´Aguião), chás biológicos que nos levam numa sinfonia a cada gole (Infusões com História), os cogumelos com mais sabor que alguma vez provei (Mescla Primavera), os kiwis baby das mais variadas e deliciosas formas (Kiwish), tivemos plantas que crescem em caixas, garrafas…(Life in a Bag), uma diversidade magnífica de tábuas de madeira (Gradirripas), os queijos e manteigas vegan com mais sabor (Yogan), a plataforma de reservas de restaurantes mais prática e funcional que conheço (Faz Reservas – Comer e Beber), o pão-de-ló mais fofo que já provei (Pão-de-Ló Burguês), tivemos as panquecas mais saborosas e fofas (Branca de Neve) feitas na melhor frigideira que poderia ter (Tescoma), e temperamos este evento com o melhor dos vinagres (Cristal).

A FamaTV esteve no local a fazer uma reportagem (pode ser vista aqui:); fui entrevistada, seguido de um dos meus convidados, o Masterchef Leonel Fernandes…e já eram horas de apresentar o site. A sala composta, alguns amigos, muitos desconhecidos, aquele nervoso miudinho, mas consegui saborear cada minuto, cada palavra. Uma plateia incrível, muito atenta e recetiva!

Chamei o Chefe Leonel Fernandes para se juntar a mim e conversamos, conversamos…ficávamos horas a conversar, se nos deixassem! Falamos sobre a forma como nos conhecemos, graças à nossa passagem pelo programa MasterChef, acabamos por nos encontrar nas redes sociais. Falamos sobre os gostos do Leonel e inspirações na culinária, sobre as tendências na gastronomia portuguesa, sobre os restaurantes com Estrela Michelin….falamos, falamos e falamos. Não me canso de agradecer a amabilidade que teve em estar presente no evento e ter aceite o meu convite! Gostei imenso de o conhecer, pessoalmente, e de trocar algumas impressões. Disse-me muitas vezes que estava tudo muito bem organizado, vindo do Leonel que tem uma empresa de organização de eventos, sinto-me lisonjeada.

No final da conversa, tive a enorme honra de ter a animar o evento os recém-campeões nacionais de danças de salão na modalidade desportiva, os alunos da Bracara Team: Tiago Ferreira & Francisca Almeida e João Sant’ Anna & Beatriz Gonçalves. Proporcionaram dois momentos de muito glamour, elas com aqueles vestidos lindos de dança, eles com as camisas cheias de brilho. Dois pares que primaram pela classe e simpatia. Um momento que deu mais brilho ao Evento Intimidades. Quem me dera dançar assim.…e sabem que já andei em danças de salão durante quatro anos? Verdade…, mas nunca dancei assim 😉

Seguiu-se o próximo momento com a nutricionista Daniela Marques, da Academia Fitness – Bombeiros Voluntários de Famalicão. Quando falei com o Ricardo, responsável pela academia, sobre o evento e a possibilidade de ter a nutricionista do ginásio senti logo a recetividade, ligamos logo para a Daniela e ficou logo confirmada a presença da mesma. Para mim, que sou mega fã deste ginásio, já fui aluna e agora (quase dois anos) voltei, porque é uma segunda, uma segunda família. A Daniela, que estava muito nervosa, mas que não se notou nada (saiu-se lindamente) presenteou o público com uma palestra sobre a importância da nutrição e de um estilo alimentar mais saudável aliado à frequência de uma atividade física. Daniela deu alguns bons exemplos do que comer antes de depois de um treino e ressalvou os três pilares mais importantes para um estilo de vida mais saudável que são a alimentação, a prática de exercício físico e o descanso.

Seguiu-se o meu terceiro convidado, o ciclista famalicense, e amigo, Filipe Brito. Conheço o Filipe desde que fotografei a minha primeira prova de ciclismo. Já lá vão uns anos… Desde então, tenho seguido o excelente trabalho do Filipe, temos falado com alguma regularidade e quando pensei em te oradores no Evento, foi a primeira pessoa que me veio à cabeça. Primeiro por o admirar enquanto pessoa, depois pelo excelente caminho que tem traçado. Um orgulho para nós, famalicenses! Quando lhe liguei, ouvi o que estava à espera: “Claro que podes contar comigo”, tão bom.  O Filipe abordou a alimentação de um ciclista de alta competição, contou-nos como o ciclismo entrou na sua vida, falou-nos das rotinas diárias, do reforço na alimentação em alturas de competição. Uma boa conversa com um bom amigo! 

Chega o meu momento, o momento do “Showcooking de Cozinha Molecular”. Atrevo-me a dizer que o Chefe Rui pode ficar orgulhoso. Era ele que ia lá estar, por motivos profissionais, não lhe foi possível. Portanto, em duas semanas, aprendi os passos base da cozinha molecular. Fiz uma esferificação simples com vinagre balsâmico, a acompanhar com uma petinga, umas folhas de tomilho e raspas de limão para dar frescura ao prato. Segui para uma esferificação inversa com iogurte natural e mostarda, uns quadrados de bacon e folhas de tomilho. Foi um momento muito giro. Estavam todos muito curiosos e de facto, a cozinha molecular é uma arte. Aliar a gastronomia à física foi uma ideia de génios do francês Hervé This e do húngaro Nicholas Kurti. Foi Ferran Adrià que começou a experimentar estas técnica na cozinha.

No final do showcooking fomos ao brunch e cantar os parabéns às Intimidades na Cozinha.

Foi um dia intenso (semanas intensas – ia trabalhar e todos os segundos livres eram para tratar do evento), mas valeu a pena. Muito a pena!

Referir que este evento foi organizado com base em apoios, numa lógica puramente colaborativa. Nenhum membro do staff, nenhum membro da produção, nenhum media presente, nenhum orador, recebeu qualquer contrapartida em troca da sua presença. Este fator, enche-me ainda mais o coração, ao mesmo tempo que me eleva, cada vez mais, o sentido de responsabilidade. Sou grata a todos eles.

OBRIGADA

  • PS.: Para o ano temos a II Mostra Intimidades e o lançamento do livro 😉
  • Galeria de fotos: https://www.facebook.com/pg/intimidadesnacozinha/photos/?tab=album&album_id=2632081787025106