
ana 10 min. 15 min.


É verdade…nem eu queria acreditar mas fiz mesmo um live com a Ana Guiomar para a página de instagram dela da “Mãe, já não tenho sopa!”. Das boas experiências de ter um blog de culinária.
A página da Ana Guiomar tem sido uma referência para mim. Já sigo a conta dela desde que fiz a das Intimidades. Os nossos projetos têm, mais ou menos, a mesma idade. Faz coisas super práticas, tem ideias muito originais e é das minhas, gosta de ver cor nos pratos!
Neste período de confinamento social, a Ana teve a excelente ideia de todos os dias, úteis, às 17h30 fazer um live com uma conta de instagram ligada à culinária. E eu estava desejosa por participar. Quando falamos sobre este live, pensei em fazer mil e uma receitas. Tão indecisa que estava… Queria fazer algo diferente do que já tinha sido feito, mas também, algo que me identificasse.
Pensei, testei, mudei de ideias e lá encontrei a receita certa para este live: algo simples, não muito moroso mas com charme… Estava definida a receita: Douradinhos de Tofu panados em sementes de sésamo, salada fresca de nabo, maçã, cenoura e rabanete com uma maionese de natas de soja e hortelã. Uma inspiração de um workshop de cozinha vegetariana em que participei.
Estava quase a chegar a hora, e Ana deu o sinal e…não conseguia entrar no direto :/ Que stress….Só pensava: “Tanta ansiedade para não conseguir? Não pode ser!”. Tentamos…e tentamos e nada! A Ana saiu do direto, voltou a entrar, voltei a pedir para entrar e…Estávamos em direto! Finalmente…as nets por vezes pregam-nos umas rasteiras.
Enquanto preparava a receita, tivemos uma conversa muito interessante e super simpática. Apresentei o projeto Intimidades, falamos sobre o meu estilo de cozinha, o que faço e planos futuros. A receita fez juz a este momento. Obrigada Ana, pela oportunidade, pela conversa, pelo momento.






INGREDIENTES
- 400 gr de tofu (deixar a marinar com sumo de limão, alho, sal e gengibre)
- Farinha de trigo integral sem fermento e amido de milho
- OU farinha de tempura
- Sementes de sésamo
- Óleo para fritar
- 1 cabeça de nabo
- 1 maça
- 3 rabanetes
- 1 cenoura
- Folhas de hortelã
- Vinagre
- Natas/leite de soja
- Óleo de girassol
- Sal
- Alho
- Sumo de lima
MODO DE FAZER
Cortar o tofu em palitos e deixar a marinar, de um dia para o outro, em alho, sal, gengibre e regar com sumo de um limão. Reservar.
Juntar a farinha de trigo integral sem fermento e o amido de milho com água e sal e mexer até formar um pasta. Passar o tofu por essa pasta e panar nas sementes de sésamo. Levar a fritar.
Ralar o nabo, a cenoura, a maça e os rabanetes. Mergulhar a maçã em água e sal para não oxidar. Temperar com vinagre de ameixa ou de sidra.
Para a maionese, juntar as natas de soja, o óleo de girassol, sal, alho, sumo da lima e as folha de hortelã. Triturar com varinha mágica (até obter consistência desejada).