Há cerca de 5 anos, e tenho-vos a dizer que o tempo voa, por acidente (dos bons, se é que isso existe) fui parar à China.

Não gosto de dizer que não e fui apanhada desprevenida. Basicamente uma amiga minha, com descendência chinesa (uma amiga mesmo, daquelas de coração) disse-me que tinha de ir à China se eu ia com ela. “Claro”, disse eu sem fazer ideia de onde me ia meter. E não voltamos a tocar no assunto!

Poucas semanas depois diz-me ela “Já temos as viagens reservadas”. Viagens? Reservas? Onde vamos? Como assim?
E assim começou a aventura. E que aventura. Umas semanas antes estiva na casa dela a degustar menus chineses elaborados pelo seu querido pai. Confesso que comida chinesa, só tinha experimentado mesmo chau min (massa chinesa) e porco agridoce. Degustação passada e eu via a minha vida durante 15 dias a andar para trás.

Lá chegou o dia tão esperado e temido, na semana anterior comi tudooooooo o que gostava porque, imagem esta cabeça, achava eu que ia passar fome na china. Cheguei a ir ao google maps ver onde ficava a casa da avó da Selma, para perceber o que tinha pelas redondezas cadeias alimentares. Sabem o que encontrei? O McDonald´s! Fiquei mais descansada 😉


Chegamos a Macau, já noite, cansadas e cheias de fome. Os familiares da Selma foram buscar-nos ao aeroporto e fomos jantar: comida tailandesa. Ainda hoje salivo por aquele jantar.
Comi tudo o que me deram. Experimentei tudo o que era estranho. Comi gafanhotos, sopa de cobra, patas de galinha que aqui nem do cheiro gosto, e comi massa, massa, massa e mais massa.

Daí esta receita hoje. A Massa Chinesa que aprendi a fazer durante a minha estadia em países Asiáticos.


Saudades daqueles 15 dias. Saudades daquele tempo…

INGREDIENTES

  • 150 gr de alho francês
  • 2 cenouras
  • 150 gr de mix de pimentos mini coloridos (vermelho, amarelo e verde)
  • 100 gr de couve roxa
  • 150 gr de cogumelos Portobello
  • 100 gr de rebentos de soja
  • 300 gr de bife de vaca
  • 150 gr de fios de Bacon de Perú da Primor
  • 50 gr de salsa picada ou coentros
  • 80 gr de noodles da Milaneza

MODO DE FAZER

  1. Começar por cortar finamente todos os vegetais.
  2. Colocar a massa num tacho com pouca de água (a ideia é dar uma cozedura muito leve, por isso colocar só o fundinho do tacho com água). Quando a água desaparecer, reservar.
  3. Cortar o bife em tiras finas e colocar numa frigideira (ou Wok se tiver) com um fio de azeite. Mal ganhe cor adicionar os legumes e mais um pouco de azeite.
  4. Quando os legumes e o bife já estiverem cozinhados, misturar a massa previamente cozinhada.
    Decorar com salsa, ou coentros.

    E viagem até às Ásias 🙂