Vamos lá fazer da nossa cozinha a padaria da rua? Eu acho que estes dias tenho os vizinhos a bater-me à porta a pedir take-away 🙂

Se vamos reduzir ao máximo as saídas e ficar mais tempo em casa, vamos aproveitar esse tempo.

Fiz este paozinho de trigo, apenas usei 4 ingredientes. Como tem que levedar algumas boas horas, o que fiz foi o seguinte: à noite fiz a massa (antes de ir para a cama), e de manhã, quando acordei, coloquei o pão a assar.

As massas de bolos, pães e pastas são basicamente produzidas a partir de duas substâncias vitais para a alimentação humana: o amido e o glúten. Um dos alimentos mais importantes que existem, o amido é um carboidrato que gera energia vital para o organismo. Já o glúten, encontrado principalmente no trigo, é o responsável pela consistência que estamos acostumados a apreciar nas massas.

Agora, só falta a manteiguinha…Yummy!

Ingredientes

  • 3 chávenas de farinha de trigo
  • 1 colher de café de fermento de padeiro
  • 1 colher de chá de de sal
  • 2 chávenas de água

Modo de fazer

Num recipiente colocamos a farinha, o fermento e o sal. Envolvemos e juntamos a água. Envolvemos bem, durante uns minutos.

Colocamos uma película aderente sobre o recipiente e deixamos a levedar umas 8 horas (deixei a levedar durante a noite).

Verter a massa sobre um papel vegetal coberto com farinha, dar mais umas voltas à massa, pegar na massa com o papel vegetal e dispor sobre uma tacho de ferro (ou barro ou algum que dê para ir ao forno – convém ter tampa) levar ao forno a 250ºC por 30 minutos.

Retirar tampa do tacho, e deixar no forno mais um 10 minutos para que o pão fique mais douradinho e crocante.