Este verão tive o desafio da minha vida!
Das experiências mais giras que já vivi. E olhem que já tenho algumas (considerando estes belos 34 bolos que carrego).
Foi num convite feito pela Diretora da Unidade dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (SAS/IPCA) que a aventura começou.

O IPCA teve, este ano, pela primeira, um Campus de Verão destinado a crianças/adolescentes dos 11 anos 18 anos. Das duas semanas de atividades, fui convidada a criar dois momentos com eles.
Nesta publicação partilho o resultado de um desse momentos (o outro partilho convosco mais tarde).

Chamamos-lhe de Cookie Time. Todas as crianças, independentemente da idade, gostam de bolachas. Nós, adultos, gostamos tomara os mais pequenos!
Definido o tema, tive que decidir como iria organizar o workshop e que tipo de bolachas iriam estes mini chefs confecionar.

Como eram 17 participantes, pedi que fizessem grupos de 3 e 4 pessoas. Eles lá se organizaram, mediante as amizades já criadas (isto foi no segundo dia do programa mas já se notava alguma afinidades entre eles – é a vantagem de ser criança).
Ficaram 2 grupos de 4 e 3 grupos de 3. Escrevi o nome de 5 qualidades de bolachas em 5 papéis e cada grupo tirou um papel para ficar a saber que tipo de bolachas iria confecionar:
– Bolachas Húngaras;
– Bolachas de Chocolate;
– Bolachas de Côco;
– Biscoitos de Marmelada;
– Bolachas Listradas.
Na mesa, já tinha todos os ingredientes necessários para fazer a bolacha base, sendo que distribuí posteriormente os ingredientes chave de cada grupo.

Estavam super empolgados e, ao que eu consegui apurar, estavam-se a divertir imenso!
“Chef Ana e agora temos a massa…
 Chef Ana quando é que junto o chocolate.
Chef Ana…
Chef Ana…
Chef Ana…”

Resultados:
Umas bolachas deliciosas! Uma tarde super bem passada e diferente! Conheci umas pestinhas que super queridas e amorosas.

Obrigada pela experiência.


(Existe uma segunda parte 😉 Porque realizei outro workshop….próxima publicação)


Obrigada à Natália Santos pelas fotografias fantásticas!

INGREDIENTES:

  • 250 farinha
  • 125 açúcar
  • 125 manteiga
  • 1 ovo
  • Barra de chocolate para uso culinário
  • 125 gr de chocolate em pó
  • 125 gr de côco ralado


MODO DE FAZER:

Juntar a farinha e o açúcar. Bater o ovo e juntar ao preparado juntamente com a manteiga. Amassar bem e dar forma às bolachas.
(Adicionar mais farinha se estiver uma consistência muito amanteigada. E um ovo se a consistência estiver muito seca). Ir ao forno até ganhar cor (uns 20 minutos a 180ºC).
Esta é a base das bolachas.

Bolachas Húngaras
Enquanto as bolachas estão no forno, fazer a ganache de chocolate.
Derreter o chocolate em banho maria e juntar manteiga (mexer sempre até ficar a consistência certa). Neste workshop fizemos a ganache no micro-ondas. E banhar meia bolacha no chocolate e deixar secar.

Bolachas de Chocolate
Na base inicial devemos colocar o chocolate em pó quando estamos a envolver a farinha e o açúcar. Depois juntar o ovo e a margarina e amassar bem. Os criativos resolveram finalizar as bolachas com uma decoração de pintarolas.

Bolachas de Côco
Na base inicial juntar o côco quando se está a envolver a farinha e o açúcar. Depois juntar o ovo e a margarina, amassar bem. Colocar açúcar em meia chávena de água quente (deve ficar tipo pasta para servir de “cola”). Pincelar as bolachas com esta pastas e decorar com côco ralado.

Biscoito de Marmelada
Depois de dar forma às bolachas, partir pequenos retângulos de marmelada e colocar no centro de cada bolacha. Pegar nas pontas da bolacha e uni-las. Levar ao forno e apreciar. Podem polvilhar com açúcar em pó para decorar.

Bolachas Listradas

Enquanto as bolachas estão no forno, fazer a ganache de chocolate.
Derreter o chocolate em banho maria e juntar manteiga (mexer sempre até ficar a consistência certa). Neste workshop fizemos a ganache no micro-ondas. Quando as bolachas estiverem prontas pegar numa colher de café e encher com chocolate. Fazer listas (riscas) nas bolachas!